Dois hotéis de Porto Alegre e dois de Uruguaiana (RS) já registram cancelamentos de reserva em razão da gripe suína –a chamada gripe A (H1N1). Segundo o diretor da Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) no Estado, José de Oliveira Justo, já há uma tendência de queda na procura pelos destinos em razão do receio dos visitantes com a doença. Os dois municípios são voltados, especialmente, ao chamado turismo de negócios.

Justo diz ainda que cidades que normalmente lucram com a temporada de inverno também devem sentir o impacto. Ele estima uma baixa de no mínimo 15% na lotação dos hotéis.

Antes, turistas estavam trocando destinos no Chile e na Argentina, como Bariloche, por cidades gaúchas. Mas com a circulação do vírus também no Estado e o anúncio de mortes decorrentes da doença, a procura deve diminuir.

O Rio Grande do Sul é um dos Estados mais afetados pela gripe no país, com 11 das 29 mortes confirmadas até esta quarta-feira.

Festival
Justo diz que há uma preocupação em relação à movimentação durante o Festival de Inverno de Gramado (135 km da capital) –um dos eventos mais tradicionais do Rio Grande do Sul– realizado entre os dias 9 e 15 de agosto.

O presidente do festival, Alemir Coletto, afirma não ter nenhum indicação de impacto negativo, já que Gramado não registra nenhum caso de gripe A. Segundo a assessoria do festival, houve aumento no número de inscritos neste ano em relação ao ano passado. Competem 287 curtas e 85 longas-metragens nacionais, além de 43 longas estrangeiros.

André Desenso Monteiro
Folha de São Paulo