Com todas aquelas ruazinhas e canais, é consenso para todo turista que um dia já pôs os pés em Veneza que se perder na cidade é inevitável. Inevitável e delicioso. Porque a cidade pulsa em arte e história, porque os italianos são lindos, e porque cada paradinha convida a um copo de vinho acompanhado de um sanduíche com salame ou presunto cru. Confira os endereços obrigatórios. E perca-se!

Osteria Vivaldi
Pare lá se quiser fazer uma refeição completa, como ela deve ser: com entrada (a de vôngole com mexilhões custa 12 euros), primeiro prato (básico e saboroso, vá de espaguete pomodoro e basílico, por 8 euros), segundo prato (o fígado a veneziana, por 13 euros, é, sim, diferente do que a sua mãe fazia, mas como fígado é fígado em qualquer lugar, só peça se você gostar) e sobremesa (tiramisù -o veneziano é inesquecível-, a 6 euros.

Para acompanhar a saga: vinho, licor e um cafezinho. A Osteria Vivaldi fica na San Polo, 1.457 (www.osteria-vivaldi.com).

Piero & Mauro
O problema: a barriga roncou tarde da noite e os restaurantes em Veneza já estão fechados. A dúvida: o que fazer? A solução: calle dei Fabbri, 881. Pequenino, simpático e salvador em momentos como esse, até as 2h o Piero & Mauro oferece vinhos, petiscos e uma certeza: uma vez lá, você voltará todas as noites enquanto estiver na cidade (tel.: 00/xx/ 21/39/041/523-7756).

Caffè Florian

Se você foi a Veneza e saiu de lá sem visitar o Caffè Florian, desculpe, mas você não foi a Veneza.

Não deixe de ir ao café mais antigo da Itália –ele foi inaugurado em 1720–, mesmo que seja somente para entrar, admirar o ambiente romântico, decorado com flores vermelhas, e pedir o drinque criado pelo barman Daniele para essa temporada, a base de prosecco e curaçau.

O Florian fica na praça San Marco (www.caffeflorian.com).

Harry’s Bar
Entre. E peça um bellini (espumante com sumo de pêssego). Criado ali mesmo, não há lugar melhor para prová-lo. Foi também lá que nasceu o carpaccio, que sai da cozinha do Harry’s Bar seguindo a receita original: maionese, caldo de carne e mostarda. Fica na praça San Marco, 1.323 (www.cipriani.com).

Folha de São Paulo