O Instituto Trata Brasil, representado por seu presidente Raul Pinho, se reunirá com o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, para apresentar às iniciativas da entidade cujo foco é a mobilização da sociedade pela ampliação do atendimento à população brasileira com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Os encontros acontecerão em Brasília, na próxima terça-feira, dia 22, as 11h00 e as 15h00, respectivamente.

Em seu primeiro encontro com o novo presidente da ANA, instituição apoiadora do Trata Brasil, Raul Pinho apresentará os projetos do Instituto Trata Brasil e discutirá o projeto piloto de despoluição da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. Os municípios de Catanduva e Olímpia serão os primeiros beneficiados pelo projeto e, no encontro, Raul Pinho discutirá os planos de saneamento para as duas cidades, que deverão ser concluídos em seis meses.

Já o encontro com o presidente da Funasa visa identificar pontos sinérgicos da atuação das duas instituições. Os presidentes discutirão a atuação da Funasa em investimentos em esgoto para o atendimento a municípios com população inferior a 50.000 habitantes. Outro ponto importante que será tratado no encontro é a elaboração de planos de saneamento para esses municípios.

Instituto Trata Brasil
O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa a mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País.

Tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento e oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento desses projetos, e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras.

Hoje, o Instituto conta com o apoio das empresas e entidades Amanco, Braskem, Solvay Indupa, Tigre, CAB Ambiental, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pastoral da Criança, Agência Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Medley, Instituto Coca-Cola e Instituto Brasil PNUMA. Visite o site www.tratabrasil.org.br

Instituto Trata Brasil – Comunicação