Entre as causas mais prováveis da relação, estão as publicidades das bebidas na internet e a interação com colegas em redes sociais

Internet: jovens que consomem bebidas alcoólicas gastam mais tempo em redes sociais e fazendo download de músicas (Thinkstock)

Internet: jovens que consomem bebidas alcoólicas gastam mais tempo em redes sociais e fazendo download de músicas (Thinkstock)

Adolescentes que consomem bebidas alcoólicas tendem a passar mais tempo na frente do computador. Esse jovens acessam mais às redes sociais e fazem mais downloads de música, em relação àqueles que não bebem, aponta pesquisa publicada no periódico Addictive Behaviors.

O levantamento da equipe de Cornell avaliou dados de 264 adolescentes entre 13 e 17 anos, que moravam nos Estados Unidos. Os resultados mostraram que os jovens que beberam no período avaliado acabaram usando o computador mais horas durante a semana – o período com trabalhos escolares não entrou na contagem do tempo gasto. O consumo de álcool se mostrou relacionado ainda com uso mais frequente de redes sociais e de downloads de músicas.

Os motivos pelos quais o consumo de álcool e o maior uso de computadores estão relacionados não foi esclarecido. Algumas hipóteses defendem que esses jovens estão vivendo a fase de experimentação tanto com a bebida, como com a internet. Outras, no entanto, afirmam que a exposição ao material on-line, como as publicidades de bebidas, e a interação com colegas em redes sociais (que também bebem) poderiam estar estimulando os adolescentes a consumirem mais álcool.

Filtros – “Segundo uma pesquisa conduzida pelo Pew International e pelo American Life Project, mais da metade dos pais de adolescentes têm filtros instalados nos computadores de casa”, diz Jennifer Epstein, da Universidade de Cornell e integrante da equipe de pesquisadores. Para Jennifer, essa é uma maneira segura de os pais conseguirem se envolver e monitorar como os filhos usam o computador.

Fonte: VEJA