Você pode não precisar de um computador. Nem de uma máquina fotográfica. Muito menos de um casaco de moletom. Mas, em Fort Lauderdale, no sul da Flórida, você vai acabar comprando. Lá, é tudo tão barato que até os brasileiros mais mãos-fechadas acabam abrindo a carteira.
Só para dar uma ideia, um notebook Sony Vaio por lá pode ser encontrado por US$ 699 (cerca de R$ 1.207, com o dólar cotado R$1,70). Aqui, o mesmo computador não sai por menos de R$ 3.200.
No sul da Flórida, Fort Lauderdale, balneário a 37 km de Miami, é ainda melhor para comprar do que a vizinha –outra meca de compras. É melhor porque tem impostos menores. Em Miami, paga-se, em taxas, 6% sobre o total de despesas em hotéis, e 8,5% nas compras no varejo. Em Fort Lauderdale, os valores caem para 5% e 6%, respectivamente.
“Isso ocorre porque as taxas são baseadas na legislação da região, e não na legislação da Flórida”, diz Mary Warmka, do órgão de turismo Visit Florida (www.visitflorida.com).
Bom, voltando às compras em Fort Lauderdale –onde os turistas gastaram quase US$ 2 bilhões em 2008–, há dois locais imperdíveis por lá. Um é o Sawgrass Mills, o maior shopping de outlets da Flórida. Fica em Sunrise, a meia hora de Fort Lauderdale. Tem 350 lojas, como Calvin Klein, GAP, Kate Spade, Victoria’s Secret e Burberry. Em 2008, 26 milhões de pessoas passaram lá, segundo o órgão de turismo Greater Fort Lauderdale Convention & Visitors Bureau (www.sunny.org).
Outro local de pechichas é o Galleria at Fort Lauderdale –nesse shopping estão três lojas de departamento: Neiman Marcus, Macy’s e Dillard’s.
Há também o Las Olas boulevard (www.lasolasboulevard.com), uma grande avenida com butiques concentradas em seu início, próximas ao Museu de Arte de Fort Lauderdale. Há lojas de lingerie, de vestidos, de jeans e de acessórios. Caso da Shop 603 (www.shop603.com), que reúne marcas como Mix Sixty, Puma e Juicy Couture.
E, depois das compras, nada melhor que um mergulho no mar. Além de paraíso das compras, Fort Lauderdale é um notável destino turístico.