Início » Meio Ambiente

MCTI UTILIZA TECNOLOGIA PARA COMBATER O DESMATAMENTO

16 de January de 2012 Sem Comentários

Usar a tecnologia em favor do Meio Ambiente. Essa é uma das formas que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com Ibama e Polícia Federal, encontrou para combater os crimes ambientais na floresta amazônica. Por meio de Imagens capturadas por satélites, o MCTI  monitora a ação dos desmatadores e informa aos  agentes federais  os locais onde os crimes estão sendo praticados.
E a ação já trouxe bons resultados. Pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revela que o desmatamento na região caiu 11% entre agosto de 2010 e julho de 2011, o menor índice desde 1998. O Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse que o resultado é fruto de uma ação firme do governo e que o próximo passo é investir em biodiversidade.
“Tivemos o menor índice de desmatamento desde que foi criado o índice, em 1988, este ano. Por quê? Houve uma ação firme do estado.  Mas a melhor forma de manter a Amazônia de pé é gerar valor agregado à biodiversidade. É criar parques tecnológicos, na Amazônia, focado na biodiversidade. Usar a beleza, a criatividade, pesquisar, conhecer a floresta e usar esses recursos de uma forma mais inteligente que preservem a floresta”
O governo federal criou uma comissão para reestruturar o Centro de Biotecnologia da Amazônia, o CBA,  instituído em 2002  para explorar  de forma sustentável a biodiversidade amazônica, mas que sofre com a falta de investimentos.

De Brasília, Wallison Nascimento