De olho nos 14,5 milhões de idosos do país, segundo Censo de 2000, e a perspectiva que esse número atinja, em duas décadas, 30 milhões de pessoas, empresas do setor apostam em estratégias para atrair este público. Inspiradas pelo programa Viaja Mais Melhor Idade, o objetivo é diminuir os impactos da baixa ocupação.

O tema foi foco do debate “Turismo na melhor idade: boas práticas e histórias para contar”, realizado, neste sábado (29), no Núcleo de Conhecimento do 5° Salão do Turismo, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP).

“Valorizar empresas que estão investindo com a gente neste segmento e trocar experiências, é sempre muito bom”, ressalta a coordenadora-geral de Apoio à Comercialização do Ministério do Turismo (MTur), Jurema Monteiro.

A Semana de Vitalidade, realizada, em parceria com o Viaja Mais Melhor Idade, pelo Blue Tree Park Lins, em Lins (SP), foi um dos casos apresentados. Durante uma semana, o público da melhor idade pode aproveitar atividades de música, humor, dança, energia e gastronomia.

Segundo o representante do Blue Tree Hotels, Maurício Pontalti, na semana do evento, o número de apartamentos ocupados foi 133,45% superior ao mesmo período de 2009.

O Hotel Campo dos Sonhos, em Socorro (SP) que, além do trabalho com a Melhor Idade, realiza projeto para pessoas com mobilidade reduzida, apresentou crescimento da taxa de ocupação de 58% para 84% após a implementação das ações, segundo o representante do empreendimento, José Fernandes.

MTur