Rabat, 26 nov (EFE).- O partido islâmico marroquino Justiça e Desenvolvimento (PJD) lidera a apuração das eleições legislativas de sexta-feira, segundo dados parciais anunciados neste sábado pelo ministro do Interior, Taib Cherkaoui.

Das 288 cadeiras atribuídas (de um total de 395), o PJD conseguiu 80 (28,5%), seguido pelo nacionalista Istiqlal (45 cadeiras) e pela Reunião Nacional de Independentes (38), seus principais rivais.

As cadeiras apuradas até o momento representam 73% do total, e os números definitivos e oficiais não serão comunicarão até domingo, frisou Cherkaoui.

A Constituição marroquina aprovada no dia 1º de julho estabelece que o ei Mohammed VI encarregará a formação do Governo ao partido vencedor das eleições.

O problema para os islamitas poderia chegar depois, já que provavelmente não alcançarão a maioria absoluta e terão que formar alianças estáveis para poder governar.

O ministro do Interior anunciou neste sábado que a taxa final de participação foi de 45,4% dos eleitores inscritos em listas.

Se for levado em conta que havia mais de oito milhões de eleitores não inscritos, este número representa apenas 28% de participantes sobre o total de marroquinos maiores de 18 anos. EFE

fonte: VEja