Mendes Ribeiro Filho apresentou o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Fórum Social Temático

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, destacou a importância de manter a renda, agregando maior valor aos alimentos como forma de fixar o homem no campo. A manifestação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26 de janeiro, no painel sobre o Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, no Fórum Social Temático, em Porto Alegre. O ministro salientou a necessidade de se trabalhar a agricultura com sustentabilidade.

Na semana passada, Mendes Ribeiro Filho participou da Semana Verde em Berlim. O ministro disse que a imagem do Brasil no exterior é a melhor possível, em função dos programas federais de combate à pobreza e voltados à geração de renda. “O Brasil é extremante conhecimento na Europa pelo seu status de grande produtor de alimentos e, agora, pelas ações de proteção ao meio ambiente”, frisou.

O ministro ressaltou que o Plano ABC é o carro-chefe do governo Dilma Rousseff e atende às diretrizes internacionais pactuadas na Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, COP-15, em 2009.

Mendes disse ainda que o país deve continuar investindo na pesquisa de novas tecnologias no campo, por meio da Embrapa, e de outros órgãos, para garantir a produção de alimentos com qualidade, a preços baixos, ajudando assim, no combate à fome no mundo. “O Brasil está fazendo a sua parte. Não queremos mais conviver com a miséria e a desigualdade”, salientou.

Além do ministro, estavam presentes no painel o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adão Villaverde, parlamentares e representantes de organizações da sociedade civil organizadas.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2203
imprensa@agricultura.gov.br