Na terça-feira (16), a secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME) se reuniu com representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) na “Oficina de Trabalho de Estruturação de Ação do Governo Federal em Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Base Mineral e Reestruturação da RedeAPLmineral”, no intuito de delinear as linhas de ação para APLs de base Mineral, em sintonia com a construção, em curso, da segunda geração de políticas como parte do desdobramento do Plano Brasil Maior na Política de APLs, estabelecido pelo Governo Dilma.

Na oficina, o coordenador-geral de Desenvolvimento da Indústria de Transformação Mineral da SGM, José Marcos Figueiredo, falou sobre as perspectivas para os APLs de Base Mineral, que, segundo ele, tem um grande peso na estrutura do setor mineral brasileiro. “Os pequenos produtores representam 73% do número de empresas de mineração ativas no País e são responsáveis por 25% do total de empregos formais nessa atividade”, disse o coordenador. Segundo José Marcos, o País possui 100 APLs de base mineral identificados em 320 municípios, sendo que, desse total 57 estão cadastrados na RedeAPLmineral.

O encontro foi importante para nivelar informações sobre os desdobramentos previstos no  Plano Brasil Maior para a  Política de Arranjos Produtivos Locais, nas  dimensões estratégica, estrutural e setorial e para o conhecimento dos pressupostos do Projeto Observatório Nacional de APLs, que tem como objetivo constituir o sistema integrado de gestão do conhecimento em APL que resultará no  mapa da produção dos empreendedores organizados em Arranjos Produtivos no País.

A  RedeAPLmineral é uma parceria entre o MME, o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência de Pesquisa Tecnológica (Ibict) e o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), com o objetivo  de intercambiar informações e conhecimentos entre os participantes e sensibilizar, mobilizar, debater, elaborar e formular propostas que subsidiem a elaboração de políticas públicas que aperfeiçoem e dinamizem as atividades associadas e cooperativadas inerentes aos Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral no País.

RedeAPLmineral

A Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (RedeAPLmineral) busca ser uma rede de informação e conhecimento para o desenvolvimento sustentável dos APLs, com abrangência nacional e de excelência na área de arranjos produtivos locais de base mineral. A rede representa um dos principais instrumentos de informação voltado ao setor, em especial para as micro, pequenas e médias empresas.

A rede não possui fins lucrativos e é responsável pela divulgação e disseminação da boa informação e das melhores práticas da cadeia produtiva do setor mineral, compreendendo o processo de extração, beneficiamento e transformação mineral. A RedeALPmineral é extremamente importante como instrumento de apoio aos APLs.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319-5620/5588
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
twitter: @Minas_Energia