01. Alternativa sustentável
O biodigestor move o gerador de energia que move o caminhão. Isso acontece graças à parceria entre Itaipu e Fiat que criou o primeiro caminhão elétrico comercialmente viável no Brasil. Sem a necessidade de combustíveis fósseis, o veículo poderá operar em propriedades rurais dentro de pouco tempo. Podendo carregar até 2,5 toneladas, o veículo funciona com três baterias, sendo que cada uma pesa 165 quilos. As baterias levam oito horas para carregar, fazem o caminhão andar uma distância de até cem quilômetros e têm vida útil de mil ciclos completos de recarga. Ainda, seus componentes são totalmente recicláveis.

02. Promoção prorrogada
Os participantes do SMILES, o maior programa de milhagem da América Latina, poderão emitir bilhetes promocionais na alta temporada para viajar até o final de março. É que o programa prorrogou as ações “Milhas Reduzidas” e a “SMILES & Money”. O período de viagens das duas promoções vai até o dia 31 de março. Para mais informações, o regulamento completo das promoções e a emissão dos bilhetes-prêmio, o participante deve acessar o site do SMILES (www.smiles.com.br).Boa viagem!

03. Fiema Brasil 2010
Este ano acontece a 4ª edição da Fiema Brasil – Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. O evento terá como cenário os Pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS), entre 27 e 30 de abril. A expectativa dos organizadores é consolidar o slogan: Soluções para o meio ambiente: quem tem, quem busca…Participa! Para tanto, a feira pretende reunir mais de 250 expositores, representantes de mais de 10 países e um público de mais de 30 mil visitantes (entre a feira em si e suas atrações paralelas). Mais informações no site: www.fiema.com.br.

04.Melhor Idade
2010 começou com um pacote inédito: de 27 a 31 de março, a CVC reunirá no navio Imperatriz o público-alvo do programa Viaja Mais Melhor Idade, em uma viagem de Santos (SP) ao Rio de Janeiro. “O navio não será só para a Melhor Idade, mas estão programadas diversas atividades exclusivas para eles”, adianta o coordenador Enzo Arns. A idéia é que, tendo boa aceitação, mais cruzeiros sejam realizados no próximo verão. Para este viagem, serão oferecidos oficinas, shows, palestras, passeios e eventos especiais, com um desconto de 15% para todas as cabines disponíveis (uma oferta de aproximadamente 1200 lugares).

05. Vazão de gás
Os instrumentos de medição sempre ajudaram a controlar e otimizar a produção. Mas eles também ajudam o meio ambiente. Um exemplo são os medidores de vazão de gás, fornecidos pela Endress+Hauser para a Sadia, gigante da indústria alimentícia.

Com os medidores de vazão por dispersão térmica, os suinocultores podem controlar a vazão de biogás nos biodigestores das granjas de criação de suínos. O controle é necessário para atender aos requisitos do Programa 3S do Instituto Sadia, o primeiro da indústria brasileira de alimentos aprovado pela ONU na metodologia Programa de Atividades.

06. Trabalhador brasileiro
O ano de 2010 será o ano dos feriadões, os chamados feriados prolongados. Os 11 feriados nacionais caem em dias úteis, sendo quatro em terças-feiras, um na quinta-feira, dois em sextas-feiras e um numa segunda-feira, o que permite para muitos trabalhadores a emenda de três a quatro dias de folga. Apenas o Dia do Trabalhador, em 1° de maio, e o Natal cairão em um sábado. Para começar a planejar as viagens para os feriados, a Associação Brasileira de Cooperativas e Clubes de Turismo Social (ABRASTUR), em parceira com o Ministério do Turismo, a ABIH – Nacional, e a CONTRATUH, lança, em março, o Férias do Trabalhador Brasileiro, um novo programa de viagens do Sistema de Turismo Social que permitirá encaixar o lazer no orçamento do trabalhador. Os associados poderão parcelar essas viagens em 12 vezes sem juros, fazendo grande economia na hospedagem em diárias de hotéis de todo o país.

07. Chuva artificial
A província de Yunnan, no sul da China, lançou 1555 mísseis que causam chuva artificial, a fim de reduzir o risco de incêndios florestais durante a pior seca na região nos últimos 60 anos, relatou a agência oficial de notícias Xinhua. Segundo um comunicado do Observatório Meteorológico de Yunnan, esses foguetes causaram precipitação de 25 mm no noroeste da província sulista. A oeste desta região, o nível de chuvas atinge apenas 1 a 3 milímetros, e no sudeste, de 3 a 5 mm. Esta não é a primeira vez que o país gera chuvas artificiais. Durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e a celebração do 60º aniversário da República Popular da China, em outubro de 2009, este produto foi utilizado para garantir o bom tempo durante os dois eventos históricos.

08. Yvo de Boer
O secretário executivo da Convenção do Clima das Nações Unidas (UNFCCC), Yvo de Boer, de 55 anos, anunciou sua renúncia ao cargo, cerca de dois meses após o fracasso da Conferência do Clima de Copenhague. Ele fica no posto até o dia 1º de julho, quando se tornará consultor do grupo KPMG na área climática e de sustentabilidade. Sua saída, porém, não foi recebida com surpresa. Desde meados de 2009 o holandês De Boer afirmava que deixaria o posto. “Foi uma decisão difícil, mas acredito que é o momento certo para o novo desafio, trabalhando com clima e sustentabilidade com o setor privado e o mundo acadêmico”, disse, em comunicado. Pessoas próximas dizem que sua saúde estava se deteriorando com o estresse provocado pelo trabalho.