Quatro novos voos charters vão aquecer o turismo da baixa temporada na Bahia. De junho a outubro, aproximadamente 5,5 mil turistas estarão desembarcando em Salvador e Porto Seguro. São dois voos provenientes da América Latina, Uruguai e Argentina e dois da Europa, um de Portugal e outro da Itália.

A operadora argentina Thesys deve enviar cerca de 3 mil passageiros pelas companhias aéreas Pluna e Andes, entre junho e outubro. O charter português vai ser operado pela Mundo Vip através da companhia aérea White, de julho a setembro.

No final do mês passado a Bahiatursa e a Secretaria de Turismo já haviam conseguido fechar durante a 18ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM 2009) em Fortaleza, um voo charter semanal inédito para o Estado. O voo da Air Italy que começa a operar a partir do dia 15 de julho vai fazer a rota Milão/Salvador- Salvador/Porto Seguro.

A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, ressalta a importância dos voos fretados para o sustento do turismo e o estímulo da economia local em época de baixa sazonalidade. ”Os voos charters não são regulares, mas são imprescindíveis por que minimizam o impacto da baixa estação, além de atrair para a Bahia turistas na maioria das vezes de alto poder aquisitivo”.

A conquista desses voos da Argentina e Uruguai é resultado de uma ação promovida pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa realizada em Buenos Aires no ano passado durante o lançamento do São João.

Turistas no Brasil

De acordo com estudos da Embratur, os destinos mais visitados pelos Portugueses em viagens a lazer são: Rio de Janeiro, Natal, São Paulo e Salvador. O gasto médio desses turistas é de US$ 89 e têm como interesses sol e praia, natureza e cultura. Quanto ao grau de instrução, 51% têm nível superior ou pós-graduação. Sobre a intenção de retorno ao Brasil, 96% dos turistas de Portugal pretendem voltar ao País.  A Bahia é o segundo destino preferido dos turistas italianos ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, 55% visitam o Brasil em busca de lazer, 49% se hospedam em hotéis e pousadas, o gasto médio diário dos visitantes italianos é de US$ 85 e a permanência no País é de aproximadamente 18 dias.

Já na América Latina, 55% dos turistas uruguaios e 74 % dos argentinos visitam o Brasil em busca de lazer, como motivação maior sol e praia, natureza e ecoturismo. 58% dos latinos americanos ficam hospedados em hotéis, flats e pousadas. Os uruguaios gastam em média U$$ 45 por dia e visitam o País em média 10 dias por ano. Os argentinos por sua vez gastam diariamente cerca de U$$ 56 e permanecem em média 11 dias no destino.

Fonte: Departamento de Comunicação da Bahiatursa