Equipe brasileira está dedicada a pensar em produtos inovadores globais, diz diretora

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

O Brasil está se transformando num grande laboratório de inovação em publicidade para o Google.
O buscador colocou o país no centro de seus planos para desenvolvimento de novos formatos de anúncios capazes de ser exportados.
“Alguns dos melhores projetos com base em inovação estão vindo do Brasil e queremos aproveitá-los no mundo todo”, diz Eileen Naughton, diretora de vendas de mídia e operações nas Américas.
Depois de criar o primeiro canal de publicidade corporativa em que o YouTube recebe por conteúdo hospedado -numa parceria com a subsidiária brasileira da HP-, o Google Brasil lançará, nos próximos meses, um novo formato de transmissões de vídeos ao vivo com interação de publicidade.
O desenvolvimento de novos negócios que envolvem o YouTube pode ser explicado pelo crescimento do consumo local de vídeos.
O país foi o que mais cresceu entre as seis principais nações (33%), chegando a 24 milhões de usuários em dezembro passado.
A audiência atrai empresas que pagam até R$ 100 mil por uma campanha na primeira página do YouTube.
Parceiros também ajudam a impulsionar o negócio.

NOVO ACORDO
Em fevereiro, Google e Sambatech, que distribui conteúdo para as principais emissoras de televisão, firmaram acordo para ampliar, além do YouTube, o alcance dos anúncios display (em que uma camada de texto de publicidade é colocada sobre o vídeo). Com a negociação, há compartilhamento de receita entre as partes.
As oportunidades do mercado brasileiro fizeram a executiva duplicar as visitas ao país. Naughton virá quatro vezes em 2011, uma por trimestre, para acompanhar o mercado.
Em links patrocinados, o Google testa no Brasil uma ferramenta que relaciona buscas de produtos de consumo a cupons de desconto, como testou na semana passada com o Extra para a venda de eletrônicos.
“Com Copa do Mundo e Olimpíada, o Brasil é um dos países com as oportunidades mais empolgantes em novas mídias”, afirma a executiva.

fonte: Folha de Sp