Não basta dizer que vai passear, comer ou fazer compras em Palermo. É preciso deixar claro em qual Palermo você vai. São três. Ou melhor: “três em um”: Palermo Soho, Palermo Viejo e Palermo Hollywood.

Caso o endereço que você estiver procurando não identifique precisamente em qual região de Palermo fica o lugar, sem problemas! Quando o motorista de táxi é avisado sobre o nome da rua, ele não demora a decretar de qual delas se trata. Numa caminhada pelo bairro, as diferenças não ficam muito claras. Pelo menos para os turistas. Mas, asseguram os portenhos, elas existem.

Em Palermo Viejo ficam as áreas mais tranquilas e arborizadas; em Palermo Hollywood ficam algumas produtoras e estúdios de televisão; e em Palermo Soho o visitante encontra mais lojas de decoração e restaurantes modernos –o nome deste último foi dado em homenagem ao bairro homônimo de Nova York.

Mas a quantidade de denominações não importa. O que faz de Palermo um dos dez bons motivos para visitar Buenos Aires é o fato de o bairro concentrar todas as qualidades de uma grande viagem: bons restaurantes, gostosos cafés, agitação noturna, praças agradáveis e vida cultural.

Palermo para comer
Entre os restaurantes, vale conhecer o Bar Uriarte e o escandinavo –famoso pelos mais de 50 tipos de vodca do cardápio– Olsen, dois dos mais queridinhos endereços do momento. Mas não deixe também de se arriscar. Bater o olho, gostar e entrar. Palermo –seja Viejo, Hollywood ou Soho– convida a descobertas. E tem cantinhos preciosos para comer e beber, que são verdadeiros achados.

Palermo para beber
Quem gosta de ir a restaurantes com muitas opções de vinho, o Cabernet, em Palermo Soho, pode ser o paraíso. Em frente ao restaurante há uma loja de vinhos. Você pode escolher o que quer tomar pedindo uma sugestão ao garçom, olhando a carta ou atravessando a rua para comprar a sua garrafa diretamente da loja.

Além de valer pelo passeio diferente, a vantagem é o preço. Um restaurante com sua própria loja de vinhos pode vendê-los mais em conta, sem uma margem de lucro tão alta. Informe-se também sobre os jantares feitos especialmente para degustações, em uma sala aconchegante que fica no subsolo da própria loja.

Palermo para navegar
Quem quiser ver o que acontece na região pode acessar o site www.palermonline.com.ar. Não se trata de um site oficial, mas há algumas curiosidades e endereços para quem quiser preparar uma agenda de “coisas a fazer” em Palermo.

RESTAURANTE CABERNET
Calle Jorge L. Borges, 1.757; aberto diariamente, das 12h às 2h. Tel.: 00/xx/54/11/4831-3071

Priscila Pastre-Rossi
Folha de S.Paulo