Ao renovar com CVC em 2016, com contrato até 2019, o vice-presidente de Produtos, Vendas e Marketing da CVC, Valter Patriani, dá continuidade a projetos importantes ao lado do CEO Luiz Eduardo Falco e do presidente do Conselho de Administração, Guilherme Paulus. As iniciativas para manter a empresa líder no mercado ocorrem em diversas frentes como a criação de novos produtos, ampliação de operações, campanhas de marketing e aquisição de novas empresas.
A CVC, que completou 45 anos no mês de maio, no ano de 2017 já protagonizou a aquisição de mais 33% da Rextur Advance, adquiriu 90% das ações do Grupo Trend e congelou o dólar turismo para compra de viagens.
Em entrevista ao FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, Patriani fala sobre algumas destas iniciativas, o posicionamento no mercado, o turismo no Brasil e no exterior e as mudanças na profissão agente de viagens.
JF: Com 45 anos e líder no mercado, em que frentes a CVC vem atuando para fortalecer ainda mais a sua liderança no setor turístico?
Valter Patriani: A CVC completou 45 anos de atuação agora em 28 de maio e, como sempre faz, continua a investir em todas as frentes que historicamente tornaram a empresa referência no setor e sinônimo de viagens. Não tem segredo: estamos sempre criando produtos que caibam no orçamento dos consumidores, gerando oportunidades de vendas aos agentes e franqueados e, claro, também, ampliando nossas operações que contribuem para desenvolver regiões turísticas e a movimentar as economias regionais e em publicidade, para comunicar nossas ofertas.
JF: Pode mensurar a importância das estratégias de marketing adotadas pela CVC nos últimos anos? Que campanhas podem ser destacadas como fundamentais?
Valter Patriani: As campanhas vêm se modernizando à medida que o consumidor também vai aumentando a experiência de viagem dele. Todas as campanhas foram importantes em cada momento. Agora em maio, em comemoração aos 45 anos da companhia, estamos lançando o conceito “Tô de férias, tô de CVC”, para reforçar a nossa grande especialidade, que é vender férias.
JF: A recente compra do Grupo TREND é estratégica ou foi uma oportunidade de mercado?
Valter Patriani: A compra ainda está sob aprovação do CADE, então nenhum executivo pode comentar a respeito, mas é fato que o Grupo CVC, liderado pelo Falco, tem feito aquisições em segmentos diferentes e cujas empresas continuam atuando de forma independente umas das outras.
JF: Que ações a CVC vem desenvolvendo para se aproximar mais do agente de viagens?
Valter Patriani: Nossas equipes de atendimento aos agentes de viagens estão em todo o Brasil, o que facilita o atendimento e o relacionamento duradouro que já existe há mais de 30 anos. A CVC foi pioneira em muitas frentes e essa também é uma delas, possibilitando que os agentes possam trabalhar com uma marca que transmite confiança ao consumidor e que é uma marca muito querida.
JF: Que saídas, pela sua experiência, você apontaria como importantes para que a profissão agente de viagens possa ser fortalecida nos dias atuais onde a internet vem tirando espaço destes profissionais?
Valter Patriani: A internet já chegou há muitos anos e os agentes de viagens já foram se adaptando. Até nós aqui na CVC tivemos um momento de adaptação no passado. Hoje, a internet é um importante canal de informações dos nossos produtos, em que o cliente navega, pesquisa os preços e vai à loja fechar a sua viagem. Os nossos agentes de viagens, exclusivos ou multimarcas, se especializaram em oferecer viagens assistidas aos clientes, ou seja, o nosso grande diferencial é o atendimento humano, personalizado, que faz toda a diferença. Por isso que sempre digo aos agentes de viagem que é preciso entender de gente e entender as preferências dos consumidores.
JF: Na sua opinião o que falta para o setor turístico no Brasil passar a ser o principal propulsor da economia nacional?
Valter Patriani: O turismo já é uma economia bastante fortalecida, que gera empregos, rendas e divisas, e que impulsiona a economia como outros setores igualmente importantes. O turismo faz parte do setor de “Serviços”, que já é uma importante mola propulsora da economia brasileira e um dos poucos setores que continua a gerar empregos.
JF: A CVC continua apostando nas rotas marítimas?
Valter Patriani: Sim, os cruzeiros marítimos caíram definitivamente no gosto dos brasileiros. A CVC já é atualmente a maior vendedora de cruzeiros no Brasil e no exterior, oferecendo em seu portfólio uma ampla gama de viagens. Hoje, vendemos cruzeiros da MSC, da Costa, Pullmantur, dentro e fora do Brasil, pelo Caribe, Europa e todos os outros continentes. Viajar de navio é diversão garantida para toda a família!
JF: A participação em feiras importantes, como o FESTURIS, pode ser retomada pela empresa?
Valter Patriani: Dificilmente retornaremos às feiras com o formato de estandes. Nossos promotores estão sempre circulando pelos eventos e também ampliamos as ações direcionadas aos nossos agentes de viagens locais, com eventos que dão dicas de vendas de acordo com cada mercado. E veja que o canal Multimarca foi um dos que mais cresceram em vendas na CVC em 2016 (+6,8% na comparação com 2015), o que mostra que estamos no caminho certo, também possibilitando crescimento em vendas aos nossos agentes de viagens parceiros.
JF: Quantos milhões de clientes a empresa pretende atingir no ano de 2017?
Valter Patriani: Por ser uma empresa de capital aberto, não podemos fazer projeções de crescimento por regras da CVM, que é o órgão regulador das empresas na bolsa de valores. De todo modo, olhando pelo histórico de crescimento da CVC, verá que crescemos gradativamente a cada ano, tanto em passageiros embarcados como em vendas de viagens (reservas confirmadas). Em 2016, por exemplo, embarcamos quase 4 milhões de consumidores em viagens de férias, pelo Brasil e exterior, e a companhia movimentou R$ 5,5 bilhões em reservas confirmadas.
JF: Como turista, quais são os seus locais preferidos para viagens de férias?
Valter Patriani: O Brasil e o mundo têm lugares encantadores, que eu retornaria com certeza em uma próxima viagem. O Caribe é maravilhoso; a Europa é cheia de boas descobertas em história, cultura e gastronomia; Dubai é excêntrica em tudo e os destinos turísticos do são inigualáveis, com destaque para o nosso litoral. Enfim, tem muito lugar bonito para se visitar ou revisitar!
JF: O turismo de luxo está em alta. A CVC também aposta neste nicho de mercado?
Valter Patriani: A CVC também trabalha com hotéis de 5 estrelas ou na chamada categoria luxo. Não tratamos o luxo como um nicho de mercado, mas como uma opção que está à disposição do cliente que tiver interesse. Para você ter uma ideia, hoje a CVC vende muitos bilhetes aéreos em classe executiva para quem quer viajar com mais conforto inclusive nas férias. São bilhetes que podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros. A CVC tem um portfólio bem amplo de resorts, hotéis e outros serviços justamente para atender a diferentes perfis de bolsos e gostos.
JF: Para finalizar, na sua opinião, existe algum destino no mundo que vem se destacando dos demais e se tornando excelente pela aposta no turismo?
Valter Patriani: Poderia dar vários exemplos, mas a Europa é um deles. Os brasileiros da classe média estão descobrindo a Europa agora em viagens de circuitos. Não por acaso, a CVC investiu em uma nova programação, com mais de 100 rotas pela Europa, com guias de turismo acompanhantes, hotéis selecionados, e realizados em ônibus exclusivos para brasileiros, que tem até wi-fi gratuito.
Outro destaque é Dubai, um importante hub dos passageiros da CVC que desejam visitar os Emirados Árabes ou conectar para os chamados destinos exóticos, tais como Tailândia, Nova Zelândia, Egito, Índia, que, juntos, cresceram quase 30% na CVC em 2016, em relação a 2015. Isso reforça que a CVC é para todos e continuar a oferecer o que tem de melhor em viagens.
Crédito da foto: Divulgação CVC;
Fonte: Assessoria de Comunicação