Pesquisadores encontraram diversas novas espécies de animais em florestas da Nova Guiné. Entre os seres vivos descobertos, estão uma perereca com um nariz alongado – chamada de “Pinóquio” -, a menor espécie conhecida de wallaby – um tipo de marsupial – e um camundongo que usa os galhos e vinhas como “estradas”. As informações são da Live Science.

Os animais anunciados nesta segunda-feira foram descobertos durante uma expedição em 2008 à área da Nova Guiné que pertence à Indonésia. A região explorada é conhecida como as montanhas Foja e abrange desde baixas colinas até áreas a mais de 2,2 mil m de altitude.

“Não é difícil dizer que as montanhas Foja estão bem defendidas contra qualquer acesso”, diz Bruce Beehler, cientista que participou da expedição. Eles descobriram novos mamíferos, répteis, um anfíbio, pelo menos 12 insetos e um pássaro. O anfíbio, no caso, é a perereca com nariz de Pinóquio, que o aponta para cima quando o macho está chamando, mas fica para baixo no restante do tempo. Esse animal foi encontrado ao acaso, sentado em um saco de arroz no acampamento dos pesquisadores.

Outro animal que chamou a atenção foi uma nova espécie de pomba imperial, que parece ter uma população muito pequena. Também foram encontrados um lagarto com olhos amarelos e uma borboleta relacionada com a monarca, mas de cores preta e branca.

Redação Terra