Na próxima sexta-feira (25/9), a Secretaria de Estado da Educação dá início à orientação técnica do Projeto Pura (Programa de Uso Racional da Água) aos professores-coordenadores de 22 diretorias de ensino da Capital e da Grande São Paulo. A iniciativa que visa a redução do consumo de água nas escolas estaduais faz parte do Programa Escola de Gestão, iniciado pela Pasta há pouco mais de um ano. O valor economizado é automaticamente revertido em ações e programas para melhoria da qualidade de ensino da rede.

Na primeira fase do Projeto, a Secretaria estabeleceu parceria com a Sabesp e investiu cerca de R$ 10 milhões para renovar o sistema hidráulico de 348 escolas da Grande São Paulo identificadas como as de maior consumo. Além de ficar responsável por consertar vazamentos, trocar equipamentos, instalar hidrômetros digitais e capacitar gestores, a Sabesp também garante a redução das tarifas para as escolas que receberam a intervenção.

A maioria das escolas envolvidas na primeira etapa já recebeu hidrômetros digitais. Os novos equipamentos permitem que os gestores façam um acompanhamento diário e em tempo real dos gastos com água via Internet. Outra novidade é que esses hidrômetros também possuem um dispositivo que identifica os vazamentos e manda uma mensagem de alerta para o celular do responsável.

Em outubro, vice-diretores, assistentes de planejamento e professores coordenadores também vão passar pela orientação técnica e serão capacitados para manusear o programa online e como multiplicar esse conhecimento entre os alunos.

Assessoria de Imprensa  da Secretaria de Estado da Educação