YosemiteCom as suas inúmeras opções de viagens ecológicas, a Califórnia torna esta realidade fácil e conveniente para os visitantes que quiserem fazer um passeio sustentável.

“Com milhões de turistas visitando todos os anos a Califórnia e deixando para trás a sua pegada de carbono, é nossa responsabilidade, como parte da indústria do turismo, não só para fornecer alternativas de viagens sustentáveis, mas ajudar a tornar essas opções mais fáceis para que nossos viajantes possam abraçá-las na sua próxima visita ao Estado dourado”, disse a Presidente e CEO da Comissão de Viagens e Turismo da Califórnia (CTTC), Caroline Beteta.

Viagens sustentáveis
Viagens sustentáveis na Califórnia são tão fáceis quanto voar para o Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX). Localizado na região do condado de Los Angeles, este aeroporto, juntamente com o LA / Palmdale Regional Airport, Van Nuys Airport, e o LA / Ontario International Airport na região da Inland Empire, estão se envolvendo rapidamente com os centros de transportes ambientalmente corretos de todo o mundo, substituindo as torres de lâmpadas tradicionais pela iluminação de LED. Os conselhos que regem os aeroportos também adotaram esta política “verde” em 2007, exigindo uma nova remodelação e melhoria dos projetos de construção em todas as instalações. Após o desembarque, os visitantes podem viajar sustentavelmente com o Los Angeles ECOLIMO (http://www.eco-limo.com/), que oferece motoristas e uma frota de veículos ecológicos.

Parques Temáticos

Parques Temáticos também podem ser sustentáveis. O Universal Studios Hollywood, em Los Angeles, foi o primeiro parque a ser homenageado pela “Environmental Media Association’s Green Seal Award” pelo seu contínuo empenho em empreendimentos ambientalmente corretos, incluindo a construção da sua mega atração The Simpsons Ride. Baseado no filme que foi um grande sucesso de bilheteria e na série televisiva, o passeio emprega novas tecnologias para tornar mais eficientes em termos energéticos e inclui a maior instalação de iluminação de luzes LED na história do parque. Próximo a Santa Monica, a 26 quilômetros a leste de Los Angeles, está a cidade costeira que adotou de volta o seu “Plano Sustentável da Cidade” em 1994, e se estabeleceu como um líder no ramo do meio urbano. Visitantes podem ter uma boa noite de descanso e tomar um saudável café da manhã no Hotel Ambrose, um dos mais novos hotéis-boutiques de Santa Monica que recicla, utiliza produtos de limpeza ecologicamente corretos e cozinha com produtos orgânicos.

Transporte Público

Classificada como uma das 10 “cidades verdes” nos EUA pelo “The Green Guide” da National Geographic, San Francisco coloca o transporte público em primeiro lugar e dedica mais de 17% dos seus 79 quilômetros para parques e espaços abertos. Semelhante a Los Angeles, a região também é um destino popular para os visitantes internacionais. Embora a cidade, localizada na baía de San Francisco, ser grande em termos de atrações, ela é geograficamente pequena e, portanto, fácil de ser percorrida e admirada a pé ou através de transportes públicos. Para ver o lado sustentável de San Francisco, os viajantes podem caminhar ou pedalar por toda a ponte Golden Gate. Concluída em 1937, a ponte atravessa 2,7 quilômetros cruzando a Golden Gate Strait, que começa em San Francisco e que termina em Marin County. Passeando pela baía há também uma excursão ambientalmente correta em San Francisco, onde os visitantes podem tomar o Hornblower Hybrid, o primeiro barco híbrido (utiliza diferentes fontes de energia) que transporta passageiros para a Ilha de Alcatraz, onde eles poderão aprender mais sobre a pitoresca história da ilha também chamada de “The Rock”. Os atraídos pela cidade também pode visitar a Academia de Ciências da Califórnia (California Academy of Sciences), em Golden Gate Park. Quatro anos e US$ 500 milhões na construção, o mais novo e ambientalmente correto museu de San Francisco reúne um aquário, um planetário, a história natural do museu e instalações de pesquisas científicas sob um mesmo teto.

San Francisco Cable Cars

Cable CarsRemodelado em 2003, o San Francisco Ferry Building acolhe até 80 agricultores e produtores que cultivam os produtos que vendem no mercado do agricultor, às terças-feiras e aos sábados. Uma visita à cidade não estaria completa sem andar no San Francisco Cable Cars que foram nomeados como marco histórico em 1964 pelo Departamento de serviços interiores do Parque Nacional dos EUA (Interior Department’s National Park Service). Surgidos em 1873 os carros continuam operando com uma série de cabos, trilhos e maquinaria com propulsão a cabo.  Outro modo sustentável de viagens é explorar as montanhas de San Francisco a pé, essas inclinações naturais oferecem subidas desafiadoras mesmo para os mais preparados fisicamente. Para quem prefere os degraus, a cidade tem escadas com 300 ou mais que se estendem pelo local, além dos escondidos por árvores e jardins como os da cuidadosamente planejada Lombard Street.

Alimentos orgânicos

Os visitantes internacionais podem degustar alimentos orgânicos na região de Orange County. O Movimento “Slow Food”, que começou em 1989 para reprimir fast food, é dedicado à utilização de ingredientes locais e frescos na preparação dos alimentos, o que requer menos transporte, água e pesticidas, e é produzido de uma maneira limpa que não prejudica o ambiente, o bem-estar animal ou a saúde. Embora Laguna Beach não tenha inventado o movimento “Slow Food”, com seus 85.000 membros em 132 países, ela é ativamente envolvida. O que isso significa para um jantar? Simplesmente excelente comida preparada com a maior integridade e consciência. Nas 15 dependências da Casa Laguna Inn & Spa, em Laguna Beach, a 82 quilômetros ao sul de Los Angeles, os visitantes podem desfrutar de um cardápio que muda a cada estação, com base naquilo que pode ser captado ou adquirido no auge da época. De fato, muitas ervas, vegetais e plantas aromáticas utilizadas na preparação das refeições no local são cultivados na propriedade. Casa Laguna também é conectada aos agricultores locais, empregando a regra “utilizando a abundância do que é cultivado, colhido ou capturado dentro de 161 quilômetros de Laguna Beach para garantir a experiência dos melhores sabores e alimentos.”

Santa Barbara Car Free
Santa Barbara também oferece motivos de sobra para mudar a rotina dos que costumam sair de casa dirigindo: O projeto “Santa Barbara Car Free” está introduzindo uma promoção durante o ano de 2009 com descontos de até 50% em 40 hotéis, atividades diversas e restaurantes para quem mostrar o tíquete Amtrak (bilhete de trem) como comprovante. O projeto incentiva o não uso do automóvel nos passeios pela cidade, ajudando a proporcionar férias com um ar mais limpo e um planeta mais saudável. Amtrak oferece 11 trens que chegam e partem diariamente de Santa Barbara, incluindo o “Pacific Surfliner” (entre San Diego e San Luis Obispo) e o recentemente remodelado “Coast Starligh” (viajando entre Los Angeles e Seattle).

Atividades sustentáveis
Em Huntington Beach, a 60 quilômetros ao sul de Los Angeles, os visitantes podem participar de atividades sustentáveis que se encaixam com mantras, além dos passeios em zonas úmidas para aves raras e percursos por um santuário ecológico composto por vida selvagem e plantas nativas da Califórnia. Os viajantes podem também ter experiências voluntárias, como serviços de proteção costeira aos golfinhos, e dias de plantio e recuperação de reservas naturais, além do programa científico voluntário. Crianças também aprendem sobre sustentabilidade sendo entretidos no Discovery Science Center, em Santa Ana, a 53 quilômetros a sudeste de Los Angeles, com suas 100 exposições interativas destinadas a estimular a curiosidade natural das crianças. O edifício é facilmente reconhecido por fornece 10% da energia para o Centro de Ciências através de painéis fotovoltaicos.

Outras opções de passeio
Golden GateViagens sustentáveis não se limitam às grandes cidades da Califórnia. Em South Lake Tahoe, a 303 quilômetros ao nordeste de San Francisco e parte da região Hight Sierra, o rústico-Zen, 968 Park Spa Resort, aberto em janeiro, utilizou materiais reciclados na sua renovação: de gesso para materiais não-tóxicos,  madeiras reutilizadas, sistemas sustentáveis para repouso, além de linhos naturais e orgânicos. O hotel Cedar House Sport, em Truckee (a 301 quilômetros ao nordeste de San Francisco) também promove esta concepção de desenvolvimento sustentável, enquanto exibe um design orgânico, que combina uma inteligente mistura de materiais – vigas, cedro maciço, toras, etc.

Quem estiver na região pode fazer a sua parte para reduzir as emissões de carbono ao explorar a área, através do Lake Tahoe Water Trail. O percurso, que proporciona aos “eco-viajantes” a possibilidade de planejar uma viagem a remo ao redor do lago, é navegável através de um mapa especial que lista pontos de acesso, repouso, campos, alojamentos, pontos de interesse e de apoio. Visitantes do Parque Nacional de Yosemite podem também reduzir as emissões utilizando a frota de ônibus híbridos, 18 novos foram designados para uso gratuito. Três milhões de passageiros anualmente aproveitam o serviço que transporta passageiros para algumas das mais populares vistas e paisagens do parque.

Em um esforço para fazer com que os visitantes e moradores locais comecem a pensar sobre sustentabilidade nas regiões dos desertos, comerciantes de Palm Springs ao longo de Palm Canyon Drive, entre as regiões de Tahquitz Canyon Road e Amado Road, hospedaram a “Sexta-feira verde”, na última sexta-feira de cada mês, das 17 às 20h. O evento é localizado a 172 quilômetros a leste de Los Angeles, com promoções especiais, entretenimento ao vivo e produtos orgânicos.

Voluntários da Califórnia também dão aos visitantes a oportunidade de fazer a diferença, especialmente na Loews Coronado Bay Resort, em San Diego (a 195 quilômetros ao sul de Los Angeles). A propriedade tem parceria com os Parques do Estado da Califórnia e com a Fundação de Parques do Estado da Califórnia para ajudar a preservar e manter a área conhecida como Silver Strand State Beach, em San Diego County, um raro e magnífico habitat costeiro a poucos passos de distância do resort. Os visitantes que participam do pacote “Férias voluntárias” do resort, podem fazer um tour pela Silver Strand com um educador ambiental e arregaçar as mangas para participar de um projeto de restauração ou de limpeza das praias costeiras, com o objetivo de aprender mais sobre como preservar e proteger os recursos naturais e mostrar o resultado no meio ambiente.

Comissão de viagens e turismo
A Comissão de viagens e turismo da Califórnia (CTTC) é uma organização sem fins lucrativos com uma missão de desenvolver e manter programas – em parceria com o estado da indústria de viagens – que mantêm a Califórnia como um dos melhores destinos de viagem. Segundo a CTTC viagens e turismo, gastos totalizam anualmente US $ 96,7 bilhões na Califórnia, amparo empregatício a 924.100 californianos e geram US $ 5,8 bilhões em receitas fiscais estaduais e locais. Para obter mais informações sobre o CTTC e para um guia do Visitante da Califórnia, acesse www.visitcalifornia.com

Revista Ecoturismo