O Facebook (facebook.com) é uma rede on-line que quer trazer sua vida social para a internet. A ideia é que você pesquise e se conecte com amigos que já conheça ou que tenham algum interesse em comum com você.

O desenho do site é bastante limpo, mas as atualizações frenéticas dos amigos e as diversas possibilidades de ajustes podem confundir os usuários acostumados com o Orkut. Portanto, algumas dicas ajudam a explorar melhor o Facebook.

No site, todas as suas informações -e para quem elas são mostradas- ficam no item Configurações de conta. Para chegar lá, clique em Conta no canto direito superior do Facebook, depois de entrar com suas credenciais.

Alvo de grande polêmica em torno da rede, a privacidade é um dos ajustes mais importantes. Em Configurações de conta, escolha Configurações e, em seguida, clique no botão editar ao lado de Privacidade.

Seu nome, foto, gênero e redes são sempre abertos a todos, para “fazer com que amigos da vida real encontrem você” no Facebook, segundo o site. Para controlar outras informações, vá a Compartilhado no Facebook e escolha Personalizado.

No quadro que se abre, clique em Personalizar configurações e faça seus ajustes.

Para participar de grupos, volte ao menu Configurações de conta e vá até Redes. Embaixo de Participe de uma rede, é possível digitar um local de trabalho ou escola e verificar se já foi criada uma rede para tal grupo.

Início e fim
Se você ainda não tem uma conta, o cadastro é simples. Vá a facebook.com. No canto direito da tela, você deverá preencher um formulário com seus dados e clicar em Cadastre-se.

Em seguida, o próprio site o conduzirá por uma série de etapas para que você adicione amigos, encontre colegas que já estão no site e edite as informações do perfil.

Se está entrando na rede para representar uma banda ou um negócio, uma dica é criar uma página no Facebook. O link Crie uma página fica abaixo do formulário de cadastro do site.

É possível criar páginas oficiais e páginas de comunidade. No primeiro caso, você deve ser o representante oficial da pessoa, negócio, banda ou produto para o qual está criando a página.

FSP