Uma nova companhia no Vale do Silício, nos EUA, a Bloom Energy Company, anunciou nesta quarta-feira que vai começar a vender soluções de energia limpa baseada em células de combustível, sem poluir ou emitir carbono em altas quantidades. Empresas como Coca-Cola, Google, eBay e Wal-Mart já testam o produto, chamado Bloom Energy Server, que permite gerar sua própria eletricidade do lado de fora da fábrica ou escritório.

O Energy Server é uma caixa metálica que ocupa, na definição oficial, o espaço de uma vaga de estacionamento e consegue gerar 100 kilowatts (kW) de energia, capaz de fornecer eletricidade para 100 casas ou um pequeno escritório. Conforme aumenta a necessidade por mais energia, novos “servidores” podem ser adicionados. A Bloom Energy estima que o retorno do investimento (em torno de US$ 800 mil) ocorra em três a cinco anos, com uma redução mínima de 40% nas emissões de carbono (e máximo de 100%) em comparação com a energia vindo de companhias tradicionais.

Desde a primeira instalação comercial, em julho de 2008, a Bloom diz que seus “servidores” geraram mais de 11 milhões de kilowatts/hora de eletricidade, com redução de emissão de carbono equivalente ao plantio de um milhão de árvores. O Energy Server converte ar e combustível (que pode ser gás natural ou diversos tipos de biogás) em eletricidade por meio de um processo eletroquímico limpo que ocorre dentro das máquinas.

Zumo Notícias