Durante a I Mostra de Turismo Sustentável Iguassu, que ocorrerá entre 16 e 18 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR), o Ministério do Turismo (MTur) apresentará a II Mostra de Turismo de Base Comunitária. No espaço de 24 m², o visitante poderá assistir a vídeos e conhecer sete experiências de Turismo de Base Comunitária (TBC) da Região Sul do país. A Mostra faz parte da programação do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu.

“Ao apresentar experiências apoiadas pelo MTur a um público especializado, composto por profissionais de diferentes áreas da cadeia produtiva do turismo, gestores públicos e turistas, nossa ideia é disseminar e contribuir para a inserção dessas iniciativas no mercado turístico”, destaca a coordenadora-geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas do MTur, Kátia Silva.

Atualmente, o MTur apoia 50 projetos de TBC em todo o país. O TBC é o turismo desenvolvido por comunidades locais, principais beneficiadas pelo desenvolvimento da atividade, tendo em vista a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Durante o 5° Salão do Turismo, realizado em maio deste ano, em São Paulo (SP), a I Mostra de Turismo de Base Comunitária atraiu cerca de 20 mil visitantes. Nos cinco dias de evento, o público pode conferir as atrações de 20 projetos de TBC apoiados pelo MTur.

Programação – Além da Mostra, representantes do MTur participarão de mesas redondas. No dia 17 de junho, Silva vai compor a mesa “Produtos Turísticos Responsáveis”, que contará com a presença da professora francesa, Stephane Bajulaz. O Turismo Rural também entrará na pauta de debates do dia.

Na sexta-feira (18), a diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur, Regina Cavalcante, participará da mesa redonda “Produtos Turísticos Inovadores”. A mesa contará com a presença de palestrantes internacionais como o italiano, Dr. Josep Ejarque, e o espanhol, Dr. Juan Ignacio Pulido.

MTur