O Twitter, serviço de microblog usado por mais de 80 milhões de internautas, anunciou ontem o lançamento de sua plataforma de publicidade.

As propagandas, chamadas de Promoted Tweets (”tweet” é a mensagem escrita no microblog), serão mensagens comuns de 140 caracteres, mostradas no topo dos resultados das buscas feitas pelo Twitter.

Para conseguir esse destaque, as empresas e as organizações terão de pagá-los, como anúncios. Entre os primeiros anunciantes já confirmados, estão Best Buy, Sony Pictures, Red Bull, Bravo, Starbucks e Virgin America.

Estudo realizado em fevereiro pela Society for New Communications Research mostra que o sistema pode ter muitos interessados: cerca de um terço das 500 maiores companhias americanas listadas pela “Fortune” usa o Twitter de forma recorrente. Entre as cem primeiras do ranking, o índice chega a 50%.

O modelo de negócios é bem parecido com o já adotado pelo Google. Grande parte das receitas do gigante das buscas provém do serviço AdWords -links patrocinados que aparecem antes dos resultados das pesquisas feitas pelo site.
O Google implementou o sistema de anúncios em 2000, quatro anos após sua fundação. O Twitter, que nasceu em 2006, procura agora o mesmo caminho de rentabilidade com o Promoted Tweets.

Apesar de parecidos, os sistemas não são iguais. Uma das diferenças é que, se o “tweet” promocional não for clicado ou retransmitido pelos usuários, ele desaparece. E, por enquanto, só um tweet pago será exibido na página de resultados de busca.

O cofundador do Twitter Biz Stone disse no blog oficial do serviço (blog.twitter.com) que essa é a primeira fase do projeto e que ele poderá sofrer modificações dependendo da repercussão entre usuários e empresas anunciantes.

Retorno
Antes de inserir os “tweets” pagos na “timeline” dos usuários -página que agrega as mensagens das pessoas seguidas-, o Twitter vai esperar esse retorno. Por enquanto, os anúncios aparecem somente nas buscas realizadas no site.
A Chirp, primeira conferência de desenvolvedores do Twitter, debaterá hoje e amanhã, em San Francisco (EUA), a questão dos anúncios.
Outra forma que o Twitter tem encontrado para gerar receita é receber para que os “tweets” possam aparecer no resultado dos mecanismos de busca Google e Bing.

Segundo a revista “BusinessWeek”, o montante gerado pelas parcerias foi de US$ 25 milhões, o que cobre as despesas anuais da empresa, estimadas em US$ 20 milhões.

Folha de S. Paulo