O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT), reuniu-se com o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, apoio na constituição de um grupo de trabalho que, com os governos locais, pense e planeje o desenvolvimento de Rondônia como um todo, à luz dos efeitos ocasionados pelas inversões financeiras das grandes obras estruturantes em curso no Estado.
De acordo com Valverde, serão necessários investimentos em várias frentes, incluindo meio ambiente, urbanização, moradia, coerção da violência, saúde, geração de renda, entre outros. Além do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira e sua linha de transmissão energética, outras obras estão em andamento como a rodovia interoceânica que provocará além de grandes inversões financeiras, intenso movimento de pessoas, impactando fortemente a estrutura urbana e social da região, em especial, o município de Porto Velho.
Conforme o parlamentar, haverá o impacto negativo se não forem tomadas medidas saneadoras, porém, frisou o deputado, a possibilidade de alavancar a economia local de forma duradoura e sustentável, se ações de governo e do setor privado forem previstas e articuladas.“ Não podemos apenas comemorar os investimentos que as obras levarão para o estado e fecharmos os olhos para as mudanças estruturais que ocorrerão. Uma obra dessa magnitude ocasiona grandes impactos sócioeconômicos, principalmente na mesorregião em torno dos vales do Rio Madeira e Juruá”, ressaltou.
Na Câmara ações estão sendo articuladas, tanto que na terça-feira (30) a pedido do deputado Valverde, foi realizado na Comissão da Amazônia, audiência pública onde foram discutidos os Planos de desenvolvimentos regionais em andamento no País, sobretudo os voltados a dinamizar a economia de regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que impactadas por essas obras estruturantes governamentais podem soergue sua economia local.
O que se pensou para Rondônia, incluindo a macro região de Porto Velho, foi um plano semelhante ao elaborado durante o licenciamento da BR 163, em que se mobilizou vários ministérios para implementarem ações mitigadoras ao longo da rodovia.
Assessoria de Imprensa do Deputado Valverde