ü  Paralelo à Rio+20, o evento vai trazer um dos temas centrais da Conferência para o dia a dia da população

ü  Programação contará com projeção de vídeos em tela d’água de 600m²

Rio de Janeiro, 15 junho de 2012 Começa hoje o Aqualume, festival cultural promovido pelo Movimento CYAN, da Ambev, para conscientizar a população sobre o uso racional da água. O objetivo do Aqualume é aproximar a população da discussão sobre o destino dos recursos naturais, tema que é um dos pontos de debate mais aguardados na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20. O evento acontecerá até o dia 24 de junho, às margens da lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, será aberto ao público e funcionará das 19h às 23h. Nos domingos 17 e 24/6 haverá atrações especiais para as crianças a partir das 16h. São esperadas cerca de cinco mil pessoas por dia.

 

Com uma tecnologia inovadora, uma tela d’água de 600m², criada a partir de uma bomba submersa, será instalada na lagoa. Serão exibidos curtas-metragens, animações, clipes musicais, fotografias, além de conteúdos relacionados à sustentabilidade. A programação do Aqualume conta ainda com apresentações musicais, teatrais e circenses e atividades educativas. “Nosso objetivo é trazer o debate de questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do planeta para o dia a dia das pessoas. Com a iniciativa nós queremos estimular o uso racional da água e engajar a população nessa causa”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.

 

Conteúdo sustentável

Serão realizadas diversas atividades educativas. Haverá a exposição virtual Índice Hidrológico, onde serão exibidas as pegadas hidrológicas de diversos produtos e alimentos, permitindo identificar o quanto se gasta de água para produzir cada item exposto. A ideia é que o público conheça a importância da água em toda a cadeia produtiva. Outra ação educativa será umquizz montado dentro de um aquário. As perguntas estarão presas a bóias. O público “pesca” a questão e depois tenta acertar a resposta correta. As informações do quizz serão exibidas no telão.

 

Apresentações artísticas

Será realizada todos os dias, às 19h, uma performance circense – malabares, palhaços ou mágicos. Em seguida, será apresentado uma atração musical e, especialmente no dia 20/6, haverá uma apresentação de stand-up comedy. Dentre as atrações estarão os cantores Rogê, Thaís Macedo, Roberta Espinosa, Matheus Von Kruger e Quinho, as bandas Mohandas, Black Bird,  Orleans Original Jazz, Up With People e Letuce.

 

PROGRAMAÇÃO

 

De 15 a 24 de junho, das 19h às 23h. Nos domingos 17 e 24/6 o evento começará mais cedo, às 16h.

Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro – RJ

 

Todos os dias, das 19h às 23h, exibição de curtas-metragens, animações, clipes musicais e fotografias em uma tela d’água de 600m² no meio da lagoa.

Todos os dias, às 19h, serão realizadas performances circenses – malabares, palhaços ou mágicos.

15/06, 20h30: Rogê

16/06, 20h30: Roberta Espinosa

17/06, 16h atividades de recreação sobre o tema “experiências com água” e contação de histórias para crianças

17h: Sapotí – CCBB

20h30: Thaís Macedo

18/06, 20h30: Mohandas

19/06, 20h30: Orleans Original Jazz

21/06, 20h30: Qinho

22/06, 20h30: Matheus Von Krüger

23/06, 20h30: Black Bird

24/06, 16h: atividades de recreação sobre o tema “experiências com água” e contação de histórias para crianças

17h: Sapotí – CCBB

20h30: Up With People

21h: Letuce

Desenvolvido pela Biruta Ideias Mirabolantes, o Aqualume tem patrocínio da Ambev, da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura, do BBDTVM, com apoio da prefeitura municipal do Rio de Janeiro e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

 

Maiores informações Máquina Public Relations

ambev@maquina.inf.br