Turismo de AventuraA preocupação com a qualidade de vida tem levado cada vez mais pessoas a procurarem um contato maior com a natureza. Por isso, o panorama atual do turismo nacional vem sofrendo uma mudança gradativa, muitos turistas estão deixando de escolher apenas roteiros que incluem praia e serra para se aventurarem também em destinos com perfil que une natureza e esporte. “Não há uma competição entre essas diferentes áreas do turismo, uma coisa não substitui a outra, apenas oferece novas possibilidades de turismo seguro aos adeptos da aventura. É uma opção a mais para praticar com toda a família, agregando passeio, adrenalina, atividade física e visuais deslumbrantes”, explica Marília Rabello, diretora do Grupo Peraltas, que trabalha com acampamentos infantis e juvenis há mais de 25 anos na cidade de Brotas.

Devido ao crescimento na procura por esse estilo de turismo, o setor de esporte de aventura está seguindo a profissionalização. “Através da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) houve a criação de normas para regular essas atividades, principalmente as conhecidas como ‘radicais’. Isso para reduzir o número de aventureiros que prestam serviços de baixa qualidade e também para orientar os praticantes a realizarem essas atividades de forma segura e consciente. Através da regularização e fiscalização, essas atividades tornam-se mais seguras e, por causa disso, o número de praticantes aumenta.”, destaca Rabello.

O Brasil com sua rica natureza e diversidade tem atraído não só turistas nacionais, mas também os estrangeiros. Além disso, o turismo de aventura tem a vantagem de ser atraente o ano todo, pois o clima brasileiro é ameno e o inverno não é rigoroso. “Existem esportes de natureza para todos os climas. Arvorismo para o inverno, rafting para o verão e trekking para qualquer tempo”, declara Marília.

No estado de São Paulo, Brotas é considerado um dos mais importantes destinos de Turismo de Aventura do país. “Isso acontece, por que Brotas foi uma das pioneiras nesta área de turismo, por causa das belezas naturais da região e a enorme possibilidade para atividades voltadas a aventura”, explica a diretora do Grupo Peraltas.

A cidade foi escolhida como um dos destinos para a implantação do programa Aventura Segura, em todo país, o que permitiu que monitores e instrutores recebessem capacitação extra. “Aliar natureza e aventura é uma fórmula mágica que reduz até o nível de stress. É uma válvula de escape para pessoas que vivem principalmente nas cidades. É um lazer sadio para todas as idades”, afirma Rabello.

Além de bons hotéis e pousadas, Brotas oferece cavalgada, tirolesa, passeio de quadriciclo, rafting, bóia-cross, caminhadas e outros programas divertidos. Ao contrário do que muita gente pensa, não são atividades para iniciantes; com o suporte dos monitores, qualquer pessoa, independentemente da idade ou do preparo físico, pode desfrutar do contato com a natureza.

Jornal A Tribuna