Com modelo único no Brasil, versão do jornal para tablets e celulares foi acessada por 318 mil usuários.

Líder entre os jornais, site da Folha quebra de novo seu recorde de audiência, com 242 mil de páginas vistas no mês.

O aplicativo da Folha para tablets e celulares teve em maio a maior audiência desde seu lançamento, em dezembro do ano passado. Ele foi acessado por mais de 318 mil usuários. A média diária é 49% superior à do início do ano, quando a leitura era totalmente gratuita.

Desde o fim de janeiro, o aplicativo tem o modelo tem o modelo que ficou consagrado pelo nome “paywall poroso”. Ele funciona da seguinte forma:

1- Qualquer pessoa que digita app.folha.com no navegador de internet de seu celular ou tablet pode ler até 20 reportagens por mês.

2- A partir daí, é preciso fazer um cadastro, que permite ler mais 20 reportagens.

3 – Apenas os assinantes das versões impressa ou digital da Folha têm acesso irrestrito a todas as reportagens, a qualquer momento e em qualquer lugar. Podem também ler e baixar, o jornal impresso.

A Folha foi o primeiro jornal do Brasil a adotar o modelo de “paywall poroso” que ganhou visibilidade desde que passou a ser utilizado pelo diário norte-americano “The New York Times”, no ano passado.

Esse modelo busca preservar o conforto tradicional do assinante do jornal sem barrar o acesso dos chamados “visitantes ocasionais”.

Além do “paywall poroso”, o aplicativo da Folha embutiu também outra novidade no cenário dos grandes jornais brasileiros: a tecnologia conhecida como HTML5.

Ela permite a adaptação do conteúdo a diferentes aparelhos e marcas de tablets e celulares.

Com isso, o aplicativo pode ser acessado diretamente no navegador da internet, sem precisar ser baixado da loja do sistema operacional.

 

INTERNET

Maio representou também um novo recorde de audiência para o site da Folha, que teve 242 milhões de páginas vistas. A marca anterior era de março (233 milhões).

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o crescimento é de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

Aumentou também o número de páginas lidas pelos internautas que chegam ao site. Em média, cada um clicou em 15 links no período.

A audiência do jornal é medido pelo Omniture, empresa especializada no acompanhamento de sites, com clientes em 75 paises.

Além da Folha, também usam seus serviços as publicações do grupo Time-Warner, a Bolsa Nasdaq e empresas de informática como Microsoft, HP e Verisign.

Também em maio, a Folha deixou para trás duas marcas redondas nas redes sociais.

Sua página no Facebook ultrapassou as 900 mil fãs. E a conta no Twitter tem agora 400 mil seguidores.

Fonte: Folha de São Paulo