O projeto da construção da ponte estaiada ligando Santos a Guarujá poderá ser aprovado ainda nesta semana, possibilitando a apresentação e discussão em audiência pública na próxima quarta-feira (dia 4), no Centro de Convenções do Delphin Hotel Guarujá (Rua Almirante Tamandaré, s/nº, Praia da Enseada). O evento será organizado pela Assembleia Legislativa, Prefeitura, Câmara de Vereadores e 10 entidades de classe e comunitárias de Guarujá. A coordenação será da Frente Parlamentar em Defesa da Ligação Seca Santos-Guarujá.

Presidente da Frente Parlamentar, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) esteve com o governador José Serra e conversou sobre a construção da ponte. Ao final do encontro, o parlamentar não escondeu o otimismo. “O governador tem se dedicado pessoalmente para aprovação do projeto. A expectativa é de que nos próximos dias seja batido o martelo sobre o traçado. Será uma data histórica, pois estaremos realizando uma obra aguardada há mais de 60 anos”, disse Paulo Alexandre.

A confiança do deputado aumentou depois que, na última terça (dia 23), a prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), propôs ao secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, a construção da rampa de acesso na Avenida Santos Dumont. A sugestão ainda está em análise, mas foi bem recebida pelo Governo do Estado.

“Estamos chegando a um entendimento. E eu creio que o processo pode ser deflagrado ainda nesta semana. Há uma proposta agora com chegada à Avenida Santos Dumont. Nossa primeira avaliação é positiva e, provavelmente, será aprovada. A partir daí, nós faremos imediatamente a licitação para a construção da ponte”, afirmou o governador em entrevista à TV Tribuna.
Adesões – A audiência que vai discutir a construção da ponte estaiada entre Santos e Guarujá será organizada por uma comissão que inclui o Guarujá Convention & Visitors Bureau, o Rotary Club, a Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG) e o Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Guarujá. Também integram o grupo de organizadores a Subseção de Guarujá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarujá (AEAG), a União das Associações e Entidades Comunitárias e Assistenciais da Ilha de Santo Amaro (Unaisa) e a Associação dos Quiosqueiros do Guarujá.
“Foi um envolvimento surpreendente. Em menos de uma semana, já estávamos com o termo de adesão assinado por todas as entidades. O trabalho em conjunto na organização do evento só reforça a importância desse projeto para o município. Será uma obra que vai trazer empregos e turismo o ano inteiro para o município”, disse Paulo Alexandre, que realiza a terceira audiência pública desde a criação da frente parlamentar, oficializada pelo Ato nº 44, da Presidência da Assembleia Legislativa, em 5 de junho de 2008.

De acordo com o deputado, o evento da próxima quarta-feira tem por objetivo discutir todos os detalhes da obra, desde o traçado da ponte, onde começa e onde termina, até questões técnicas sobre a execução da obra que será realizada com recursos do Governo do Estado. A previsão é de que a construção fique pronta em 30 meses após o seu início. Não haverá cobrança de pedágio.

O deputado confirmou o convite ao secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, para participar da audiência. Também serão chamados os técnicos da Vetec Engenharia – empresa contratada pelo governo estadual, para que apresentem o resultado do projeto básico e esclareçam as dúvidas que envolvem a construção.

Histórico – A ligação seca entre as duas cidades foi idealizada em 1947 por Francisco Prestes Maia, autor do Plano Regional de Santos. Na época, o arquiteto e urbanista defendia, no mínimo, três novos acessos entre as duas cidades. Durante esse período, foram feitas várias tentativas para a realização da obra, mas todas fracassaram por falta de recursos e vontade política.

“Foi preciso mais de seis décadas para que o projeto saísse do papel. Um mérito do governador José Serra, que mais uma vez revelou uma visão desenvolvimentista. Quando todos criticavam e ironizavam a iniciativa, o governador foi adiante cumprindo todas as etapas necessárias para uma obra dessa grandeza”, disse Paulo Alexandre, enaltecendo também o apoio popular.

Por dia, cerca de 25 mil veículos e 15 mil ciclistas utilizam o sistema administrado pela Dersa. Mais de 80% dos usuários do sistema são de pessoas que se deslocam para trabalho e estudo. “Só que enfrenta diariamente a travessia de balsas sabe o quanto a ponte é importante”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
RIVALDO SANTOS