Uma mistura de quadro e vaso de plantas está sendo exibida no Jardim Botânico de Curitiba (PR) como a solução ecológica de dois problemas para quem gosta de plantas. A artista plástica Marize Sabóia criou vasos feitos de vidro que podem ser colocados na parede e, além de evitar o risco de surgimento de larvas de mosquito, como o da dengue, são um substituto para o xaxim, material usado nos antigos vasos cuja extração foi proibida no Brasil por causa do risco à espécie.

Feitos de vidro moldado à temperatura de 800°C, os quadros utilizam um vaso em forma de cesto feito de vidro reciclado com fibra de coco em vez de terra. São pintados à mão e não acumulam água. As plantas, segundo a artista plástica, não precisam ser regadas, apenas borrifadas.

A idéia, segundo Marize Sabóia, era criar uma mistura de arte e produto ecológico. Os cestos são feitos com sobras de vidro – ou mesmo o material de portas e janelas quebradas – que a artista recolhe em Curitiba. Partido em pedaços menores, o vidro é colado, fundido e depois fixado ao quadro.

“Não tenho quase como andar com tanto vidro dentro de casa”, brincou.

A exposição vai até o próximo dia 23.

Redação Terra