A companhia aérea chinesa Spring Airlines considera a possibilidade de fabricar aviões que permitam que os passageiros viajem praticamente em pé. A ideia não tem data para começar a ser implementada, mas a empresa espera levar seu projeto à agência que regula a aviação no país ainda no final deste ano.

Reportagem da rede de TV CFTV, a medida tem como principal objetivo elevar a capacidade de acomodação das aeronaves –mesmo em detrimento do conforto dos passageiros. “A companhia está considerando esta possibilidade há um ano”, disse Zhang Wuan, porta-voz da Spring Airlines.

“Apesar disso, o processo de fabricação de um avião com estas características é muito longo”, afirmou.

Segundo Zhang, tanto os assentos como a distância que há entre eles serão reduzidos para que o avião tenha maior capacidade. A estimativa é que um avião desse tipo tenha uma acomodação 40% maior de passageiros do que em um avião tradicional.

Os números apontam para uma economia da ordem de 20% nos custos operacionais das linhas aéreas, com consequente redução do valor das passagens.

Não está claro como os passageiros poderão ser acomodados dentro de aviões sem poltronas. A rede de TV cita que uma das ideias é fixar pequenos assentos, como banquinhos, dentro dos aviões. A medida deve permitir que o passageiro fique sentado ou em pé, mas sempre com o cinto de segurança.

Folha de São Paulo