Tombos em rodovias cobertas por lama no Panamá, gripe suína no México e greve bloqueando as estradas do Peru. Um casal de ribeirão-pretanos garante que nenhum percalço irá impedi-lo de cumprir a sua promessa: chegar à avenida Nove de Julho em Ribeirão Preto no próximo dia 9, depois de percorrer as três Américas em uma moto.

Estamos falando do empresário Lúcio Siqueira, 54, que viaja com sua mulher, a advogada e fotógrafa Maria Paula Crisci, 37, na garupa.

Eles partiram no início de abril de Nova York, onde vivem há dois anos, para iniciar o que Siqueira chama de sonho de criança. “Sempre tive mapas e ficava imaginando como seria ir de um lugar a outro”, conta.

A escolha do início e fim da viagem carrega simbologias. A aventura foi batizada de “Da Quinta pra Nove”. Trata-se de uma referência à Quinta Avenida, de Nova York, e à Nove de Julho, em Ribeirão. A data de chegada prevista é a que dá nome à avenida da terra natal.

O plano “de criança” começou a ser compartilhado com Maria Paula em novembro de 2008. “Deu um friozinho na barriga, mas topei na hora”, disse ela.

A terceira integrante da trupe foi cuidadosamente escolhida pelo casal. Trata-se de “Dedete”, uma moto Suzuki V-Strom 1000, que já percorreu o Alasca.

Percalços

Desde abril, montando Dedete, o casal já percorreu 12 países, entre eles Estados Unidos, México, Nicarágua, Colômbia e Equador.

Um dos países que mais marcaram os dois foi a Guatemala, com suas ruínas e a cidade colonial de Antigua. “Povo alegre, simples e muito bem-intencionado”, diz Siqueira. Maria Paula conta ter se encantado também com os vulcões e as praias vistos na Costa Rica.

Mas a viagem também teve suas dificuldades. Na fronteira com Honduras, eles se depararam com policiais corruptos, que exploram turistas e aventureiros. Para intimidar, a saída foi fingir que eram repórteres de turismo.

Após atravessar o México, origem da epidemia de gripe suína, o casal precisou passar por triagens cada vez que cruzava a fronteira de um país. No Panamá, caíram três vezes em uma estrada de lama.

Até a última sexta-feira (26), último contato da reportagem com o casal, eles estavam no Peru, próximo da fronteira com o Brasil. Os aventureiros entrariam no sábado no Brasil, pelo Acre.

A contragosto: um bloqueio nas estradas do Peru os obrigou a desistir de passar por Bolívia, Chile e Argentina. Tudo para cumprir a meta de chegar no próximo dia 9 a Ribeirão.

“Olhamos hoje as nossas fotos tiradas em Nova York, antes da viagem, e dizemos: “Aqueles já não são mais esses aqui'”.

Juliana Coissi
da Folha Ribeirão