As companhias aéreas perderam mais de US$ 3 bilhões no primeiro trimestre de 2009, informou a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo, na sigla em inglês) nesta terça-feira. A entidade ainda manteve a previsão de um prejuízo De US$ 9 bilhões para o setor neste ano.

Segundo a Iata, a recessão global causa uma fraca demanda por viagens e menores volumes de cargas, o que tem afetado as receitas das principais transportadoras, em “uma significativa piora frente ao ano passado”, afirma o grupo.

“Essa piora ocorreu antes da recente alta nos preços do combustível”, afirma a associação. A iata alerta que a alta de 30% nos preços do petróleo e do combustível de aviação desde março devem apertar ainda mais o fluxo de capital nos próximos meses. “As linhas aéreas ainda não sentiram o impacto total dessa alta [do petróleo]”, acrescentou.

A Iata, que representa mais de 200 companhias aéreas, informou que as empresas que tentam reduzir voos para cortar custos ainda não conseguiram se organizar.

Folha Online