Pelo menos dez modelos de sacolas ecológicas serão apresentadas em um desfile de alta-costura hoje em Guarulhos (Grande SP). Os produtos, confeccionados com material biodegradável, foram produzidos por aprendizes do curso de costura industrial do Fundo Social de Solidariedade da cidade.

Genilda Bernardes, coordenadora do projeto “Guarulhos Costurando o Futuro”, diz que a proposta do evento visa conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre a importância do uso de sacolas retornáveis em feiras e supermercados.

Segundo a coordenadora, sacolas mais modernas e bonitas podem atrair as mulheres para que elas substituam os produtos de plásticos. “É uma forma de contribuir com o meio ambiente para que elas possam mudar os costumes e a cultura”, afirma.

A intenção do projeto, que conta com o apoio do Sebare-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é capacitar pessoas de baixo poder aquisitivo. As cerca de 14 mil sacolas produzidas pelas costureiras serão comercializadas a partir da segunda quinzena de julho. A renda arrecadada será investida no próprio projeto na compra de maquinário, tecidos e mesas, de acordo com Bernardes.

O desfile desta quinta-feira é organizado pelo estilista curitibano Dee Paulla, que aceitou criar o design das sacolas. “Num primeiro momento achei que seria complicado, mas começamos a criar e de repente vimos que poderia ser feito um trabalho bem bonito”, diz.

“Guarulhos Costurando o Futuro”
Onde: Internacional Eventos – r. João Cavallari, 133, Ponte Grande, Guarulhos, SP, tel.: 0/xx/11/2472-5178
Quando: Hoje, às 19h30
Quanto: Ingr.: R$ 50

da Folha Online