O Ministério Público Federal recomendou o afastamento do procurador federal do Ibama em Araçatuba (SP), Leandro Martins Mendonça. Ele atua em questões relacionadas a ranchos das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Jales, no interior de São Paulo.

De acordo com a Procuradoria, Mendonça é dono de um rancho de lazer com construção irregular numa área de proteção permanente na região.

A recomendação de afastamento foi feita pelo procurador da República em Jales, Thiago Lacerda Nobre. Segundo a Procuradoria, parentes de Mendonça também têm imóveis em situação irregular na região. Para Nobre, o procurador do Ibama poderia ter interesses pessoais envolvidos na questão.

O Ministério Público Federal informa que o rancho de Mendonça já foi autuado pela Polícia Militar Ambiental, e que um procedimento administrativo foi aberto no Ibama para apurar supostas irregularidades no terreno.

Outro lado

Mendonça disse que nem ele nem seus parentes têm rancho na região. Ele ressaltou ainda que não foi afastado de suas funções e que “não há nada de anormal” no desempenho de suas funções.

“Eu não tenho rancho e se eventualmente um amigo tiver um, isso não impede que eu desempenhe minhas funções. Agora, se for um problema envolvendo um parente, não vou atuar”, afirmou.

Folha Online