Começa hoje e vai até o próximo dia 31 a festa do Divino Espírito Santo em Paraty, com uma extensa programação que mistura tradição e entretenimento, com shows, gincanas, apresentações folclóricas e a tradicional procissão levando bandeiras pelas ruas da cidade.

Neste ano, as atrações da festa do Divino incluem show com a cantora Alcione, no sábado, dia 30, apresentações musicais variadas, incluindo DJs, gincana esportiva e cultural, danças e bonecos folclóricos.

Paraty é conhecida como um destino movimentado por eventos, especialmente a Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, que teve início em agosto de 2003.

A edição deste ano do festival literário será realizada de 1º a 5 de junho.

No caso da festa do Divino, os eventos da cidade só se comparam aos festejos que acontecem em Pirenópolis (GO), num dos poucos exemplos de uma tradição popular que foi perdendo força com o tempo.

A festa remonta à rainha de Portugal, d. Isabel (1271-1336), casada com o rei d. Diniz. Ela decidiu celebrar o Espírito Santo com a coroação simbólica de um imperador e dois reis.

No Brasil, o primeiro registro de festas do Divino remetem ao século 18. Atualmente mais restrita a centros rurais, as celebrações em torno do Divino já foram populares em grandes centros urbanos.

Hoje, as festas mesclam aspectos tradicionais -a procissão com as bandeiras, a presença do símbolo do Espírito Santo (o pombo), e a distribuição de alimentos- com atrações modernas, como shows musicais e de DJs e programações esportivas e de lazer.

Fonte: Folha de S.Paulo