Durante o mês de junho, milhares de pessoas em todo o Nordeste se divertem com as festividades do São João. Na Bahia, a festa mobiliza cidades inteiras e movimenta a economia de todo o estado, aquecendo o turismo, o comércio e as atividades de serviço.  Na hora de viajar, a distância da cidade escolhida pouco importa: o clima é sempre animado e a programação musical, cada vez mais, aposta na mistura certeira da axé music com o forró. Uma das regiões baianas que se destacam no roteiro junino é a Sudoeste —que abrange 38 municípios—, atraindo principalmente turistas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A maior cidade do Sudoeste, Vitória da Conquista, tem cerca de 300 mil habitantes, é o centro mais importante da região e a segunda maior cidade do interior baiano. Com uma das mais amenas temperaturas do estado, a cidade é conhecida pelo clima frio, gente bonita, infra-estrutura desenvolvida e intensa movimentação cultural. O São João 2009 da Suíça baiana, como é apelidada, promete ser um marco na história dos festejos juninos locais. Isso porque uma das maiores festas privadas programadas para a temporada, o Forró Virou, terá sua primeira edição no Parque de Exposições de Conquista.

De 20 a 23 de junho são esperadas 12 mil pessoas por dia no evento, que tem como destaque o retorno do Asa de Águia com sua trivela à Vitória da Conquista, na grande noite de São João, dia 23.  A grade de atrações no palco ainda conta com André Lellis, Timbalada, Eva, Magníficos, Saia Rodada, Kelsh, Estakazero e bandas locais de forró. O Forró Virou, produzido pela NER Entretenimento e Bloco Massicas, remete a uma das festas mais famosas do Brasil, o Reveillon Vira Virou realizado há sete anos em Arraial D’Ajuda.

Impulsionada pela nova atração, a festa nas ruas da cidade, organizada pela prefeitura, também ganhará mais brilho este ano. A Praça Barão do Rio Branco, verdadeiro epicentro dos festejos juninos, terá uma decoração caprichada e será palco para apresentações de forrozeiros e bandas pé-de-serra locais e regionais, além de um concurso de quadrilhas. Quem é de fora e deseja passar o São João em Conquista pode conferir contatos de hospedagem, entre outros serviços, no Guia do Forrozeiro no site www.forrovirou.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Forró Virou