Há 26 anos, Campina Grande resolveu comemorar a festa de São João de outro jeito. Foram 30 dias consecutivos de fogueiras e muito forró. Desde então, a cidade paraibana, atualmente com 400 mil habitantes, vem inovando em sua comemoração junina ano a ano e promove sua festa dizendo ser o maior São João do mundo.

Os números do evento realmente impressionam. A festa leva nada menos que 1,5 milhão de pessoas ao parque do Povo para 500 horas ininterruptas de forró.  O parque, reformado há poucos anos, tem seus 43 mil metros quadrados enfeitados com fogueiras e bandeirolas juninas, além de 300 barracas. Os shows acontecem em seis palcos, mas há também cinco “ilhas do forró” no seu interior. São lugares reservados para dançar forró de raiz, chamado de pé de serra. Nesta época, além do parque do Povo, toda a cidade fica enfeitada, inclusive a zona rural.

Um dos passeios que o turista não deve deixar de fazer é o do Expresso do Forró, trem temático que, aos finais de semana, leva os passageiros da estação de Campina até Galante, distrito rural que recebe os visitantes com quadrilhas e alimentos típicos. Outra atração é o casamento coletivo, em 13 de junho, dia de santo Antônio, o santo casamenteiro.

Entre os mais de 90 grupos e artistas participantes da festança de Campina Grande –que começou no último dia 29– estão Calypso, Calcinha Preta, Elba Ramalho, Jorge e Mateus, Zé Ramalho, Dominguinhos, Jammil e uma Noites e Magníficos. A programação completa está no site www.saojoaoemcampina.com.br

André Carbone
do Agora