O empresário Eduardo Cimino foi indicado no início do mês como o primeiro presidente executivo do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau (LNSPC&VB) que vai representar São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. O mandato será válido por um ano, quando então, ocorrerá a eleição que terá validade de três anos. Cimino é representante da Pousada do Fort, de São Sebastião, onde vai funcionar a sede da nova entidade.

Juntamente com eles, compõem a diretoria Mirian Stela Dantas Patitucci (vice-presidente administrativo), João Ribeiro (vice-presidente financeiro), Paulo Roberto Gatto Bijos (vice-presidente de assuntos jurídicos), Ieve dos Mares Rios Filho (vice-presidente de assuntos institucionais), José Francisco Góes (vice-presidente de marketing e eventos), Heloísa Lacerda Franco (vice-presidente social) e Álvaro Bajon, (vice-presidente de novos negócios). Participaram do processo eleitoral 38 empresários que também representaram outras empresas, totalizando 57 adesões à nova entidade.

A partir de agora a prioridade da diretoria do LNSPC&VB é consolidar a nova entidade e firmar o Litoral Norte como destino turístico, não apenas na temporada de verão, período que a região já se vende por si só, mas buscar novas alternativas na chamada baixa temporada.

Isso significa criar novos roteiros e buscar nicho que fomentem, por exemplo, o turismo de negócio e de incentivos com empresas que levam seus funcionários para desenvolver atividades de dinâmica, por exemplo.

Conforme Eduardo Cimino, a entidade quer ainda trabalhar com o calendário de turismo nas quatro cidades. “Vamos trabalhar em parceria com as Secretarias de Turismo no sentido de fomentar o setor na região”, disse o presidente.

Outra proposta é a qualificação do setor por meio de parcerias com faculdades e instituições como o Sebrae, por meio do programa Empreender já desenvolvido com as Associações Comerciais e Industriais (ACI) da região .

A consultora do Empreender na ACISS, Liliane Santaella, ressaltou a importância da nova entidade. “É preciso pensar em movimento no litoral durante todo o ano.”
Esse também é o pensamento do secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, que reforçou a participação do município no Convention. “Será mais fácil comercializar o produto Litoral Norte do que de forma individualizada.”

As quatro prefeituras do Litoral Norte estão presentes no LNSPC&VB por meio das Secretarias de Turismo que fazem parte do Conselho Diretor.

Fonte: Revista Ecoturismo